8 de novembro de 2015

Cidade de São Paulo ganha mini floresta em cima de prédio que resgatará vegetação original local

Quando crescer, a mini floreta ficará visível aos pedestres e motoristas.

Sede do Citibank, em São Paulo, planta em seu telhado - uma área de 400m² - 526 árvores de 80 espécies que eram nativas onde hoje é a Avenida Paulista.

"A ideia é resgatar a paisagem original da Mata de Caaguaçu e envolvê-la ao meio urbano. Esse resgate de plantas é 'um verdadeiro garimpo' pela cidade e em viveiros", diz o botânico Ricardo Cardim, responsável pela pesquisa e seleção de mudas. Ainda segundo Cardim, o projeto é uma ação com potencial educativo e cultural, já que os cidadãos não sabem que 90% da vegetação da cidade hoje é de plantas estrangeiras.

A iniciativa também promove outros benefícios, como a diminuição da temperatura no local, a retenção de poluição sonora e aumento de umidade do ar. O sistema de rega é automatizado e só libera água durante o dia em que há menor evaporação, reduzindo o desperdício.

Paredes do prédio que também receberam vegetação.
"O principal objetivo é mostrar a cidade sustentável que queremos e que podemos ter e o grande diferencial é trazer espécies da mata nativa. Estamos reconstituindo algo que existia há um século e vai acabar se transformando em um legado para São Paulo", comenta Junia Gontijo, superentendente de Realty Services do Citi Brasil.

Outro projeto é uma praça na capital paulista que também tem objetivo de restaurar a vegetação original. Com a ajuda do grupo Ocupe e Abrace, o idealizador Daniel Caballero, está instalando um bioma do Cerrado na Praça Homero Silva. Voluntários estão construindo uma trilha ao redor da vegetação plantada para que as espécies possam ser apreciadas pelos visitantes.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário