13 de dezembro de 2015

Biólogo faz sozinho a recuperação de área de mangue

Biólogo Luiz Gonzaga
O biólogo Luiz Gonzaga plantou sozinho, desde 2012, mais de 2 mil mudas de vegetação rasteira, no mangue da Lagoa de Itaipu, Niterói, RJ. O projeto ocorre em parceria com o Parque Estadual da Serra do Tiririca, que disponibiliza material, transporte e pessoal para o desenvolvimento da ação.
Os mangues são importantes ecossistemas da natureza, já que funcionam como um abrigo para que filhotes de mamíferos, peixes e até aves possam se proteger contra predadores, enquanto crescem. O grave problema é que esses espaços são constantemente destruídos pela construção de hotéis e outros edifícios na região.
O mangue da Lagoa de Itaipu já tem algum de seus trechos degradados e obstruídos e se não fosse pela dedicação de Luiz o local permaneceria assim por muito tempo. A primeira região reflorestada pelo biólogo foi a beira do canal Camboatá, cuja vegetação, atualmente, já se encontra grande. Com a recuperação do mangue, já é possível encontrar diversos crustáceos, aves e peixes, que fazem desse ecossistema o seu habitat.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário